Vencedor do Prêmio 2018: Comer, correr e saltar é só começar

Autora: Rosalina de Lázaro
Escola: E.E José dos Santos – Diretoria de Ensino Região de Jales
Cidade: Aspásia (SP)
Diretor: Amauri Bassetto
Ano: 2018
Objetivos do Projeto: Promover a prática do atletismo na escola aliada a uma alimentação saudável no dia a dia.

Os exercícios físicos trazem diversos benefícios para a saúde como a redução do mau colesterol, prevenção da obesidade, diminuição dos riscos de problemas cardiovasculares, entre outros. Também proporcionam melhorias para a parte psicológica, reduzindo o estresse, a ansiedade e aumentando o bem-estar em geral.

Com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas por meio da modalidade do atletismo, a professora de Educação Física Rosalina de Lázaro, da E.E José dos Santos, localizada no município de Aspásia (SP), criou o Projeto “Comer, correr e saltar é só começar”.

O trabalho envolve a realização de jogos, corridas, saltos e arremessos, visando o desenvolvimento psicomotor e a preparação dos estudantes para competições regionais e estaduais promovidas pela Secretaria de Estado da Educação. “A atividade preferida dos alunos é o atletismo, modalidade na qual os estudantes já ganharam várias medalhas nos campeonatos escolares”, relata a Rosalina. “Nós educadores temos grande influência na vida das crianças e a escola é o lugar ideal para desenvolver ações de promoção à saúde e alimentação saudável”.

O trabalho é interdisciplinar e também envolve atividades de interpretação de textos, preparação de receitas em sala de aula, confecção de gráficos e ainda estimula os comportamentos “Escolha opções nutritivas e variadas”, “Escolha beber água” e “Porcione as refeições”.

O Projeto Comer, Correr e Saltar é um dos 10 vencedores do Prêmio Crianças mais Saudáveis 2018. Com o valor de R$35.000,00 foi construída uma pista de atletismo na escola, onde os alunos desenvolvem as atividades relacionadas à modalidade e se preparam para as competições. Também foram adquiridos materiais esportivos e eletrodomésticos.

Vale destacar que a E.E José dos Santos é a única escola da Rede Estadual no Brasil a contar com uma pista de corrida em suas instalações.

Passo a passo do projeto

Passo 1 – Avaliação diagnóstica

Coleta do peso e altura dos alunos do Ensino Fundamental – Ciclos I e II -, para posterior cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal).

Passo 2 – Estudos de textos e palestras sobre alimentação saudável

Pesquisas relacionadas em jornais, revistas e em quadrinhos. Nesta etapa, a escola também recebeu a palestra da nutricionista do município, que falou a respeito da alimentação equilibrada. Os alunos foram orientados a produzir um relatório com o que aprenderam durante estas ações.

Passo 3 –  Atividades de Atletismo

Foram desenvolvidas aulas de corridas, saltos, arremessos e lançamentos, além de competições entre os alunos da turma. Para a conclusão desta ação, foi servido um lanche especial preparado pelos alunos para os pais e integrantes da comunidade.

Também foi realizada uma gincana da saúde para todos os alunos da escola, que participaram das seguintes provas: perguntas e respostas sobre alimentação saudável; corrida das cores; provas de corrida/velocidade e velocidade/barreira; corrida em zig-zag; salto com corda; salto triplo com corrida curta; lançamento de dardo, de disco e de pelota; e arremesso de peso.

 

Passo 4 – Receitas Saudáveis

As receitas foram trabalhadas nas disciplinas de inglês, português e artes. Na disciplina de inglês houve a preparação de uma salada de frutas para o lanche do 3° ao 5° ano e o vocabulário do idioma foi trabalhado nas frutas e nas cores.

Todas as ações que incluíam a oferta de alimentos passaram a contar com alimentos naturais: os doces do Halloween foram substituídos por lanches saudáveis, assim como no piquenique anual da escola para comemorar a união e a solidariedade.

Os alunos também foram incentivados a trazer frutas que nascem em seus quintais para compartilhamento com outros estudantes. A ação contribui para a ampliação do paladar das crianças e o desenvolvimento do comportamento “Curtir as refeições juntos”.

 

Passo 5 – A abordagem das Matérias de Exatas

As matérias de exatas também foram incluídas no projeto. A disciplina de Física abordou a questão dos movimentos em aparelhos de ginástica; a de matemática a proporção dos alimentos.

Passo 6 – Feira de Ciências

Durante a feira de Ciências foi realizado o cálculo do IMC e oferecido chás e águas saborizadas aos visitantes, com o objetivo de mostrar as alternativas possíveis aos sucos industrializados e refrigerantes. Os alunos produziram vídeos sobre a importância de beber água, que também foram apresentados durante a ação.

 

 

Passo 7 – Participação da Comunidade

Além de contar com a participação ativa dos professores, pais e alunos o projeto foi expandido para a comunidade do entorno. Os estudantes do 4° ano levaram uma torta de legumes, que feita com alimentos colhidos na horta da escola, para os idosos do Centro de Referência de Assistência Social.

 

Passo 8 – Avaliação

No início do projeto foram utilizados os seguintes instrumentos avaliativos:

• Verificação de peso e altura dos alunos

• Tabulação de dados sobre os hábitos alimentares e atividades físicas dos alunos e de seus familiares

• Questionários de autoavaliação com alunos e demais participantes do projeto

Durante o projeto:

• Relatórios sobre as dificuldades e facilidades na realização do projeto

• Gráficos de avaliação quantitativa da participação dos alunos, mudança de hábitos e grau de satisfação das crianças.

No final do projeto:

• Questionários de autoavaliação com alunos e demais participantes do projeto.

Resultados

• Espaço e equipamentos adequados para a prática do Atletismo

• Melhorias no espaço físico e equipamentos da cozinha

• Envolvimento dos professores, funcionários, pais, alunos e comunidade

• Mudança no comportamento dos alunos com efeito positivo nos resultados educacionais

• Aumento no grau de motivação para a frequência

• Criação de hábitos saudáveis de alimentação

• Controle da obesidade

Para saber mais sobre o projeto Comer, correr e saltar é só começar, acesse: padlet.