Três atividades de carnaval para fazer com seus alunos

Inspire-se no comportamento Brinque Ativamente, incentivado pela Fundação Nestlé, e coloque a criançada para se mexer

O carnaval é uma festa muito popular no Brasil. Que tal aproveitar o espírito festivo da data e incentivar seus alunos a praticarem atividades físicas? Além de fazer bem ao corpo, o ato de brincar faz bem à mente e contribui para que as crianças desenvolvam habilidades psicomotoras, atenção e o trabalho em equipe.

O comportamento Brinque Ativamente – que é incentivado nos programas da Fundação Nestlé -, visa contribuir com um estilo de vida saudável ao estimular que as crianças sejam mais ativas fisicamente e reduzam as horas sedentárias. Além desse, a instituição estimula a adoção de outros quatro hábitos.

Abaixo você encontra três propostas que têm o objetivo de ensinar sobre uma das principais manifestações culturais do Brasil e de, quebra, estimular que os estudantes se mexam mais, e de uma forma que eles adoram: brincando.

Vamos lá?

O grande carnaval

Atividade estimula a expressão corporal e artística

Comece contando sobre a história e a realização da maior festa popular do Brasil. Em uma roda de conversa, pergunte aos alunos se eles já brincaram de carnaval, se há algum bloco no bairro onde eles moram. Você pode utilizar vídeos e outros materiais de apoio. Deixe-os exercer a criatividade, criando abadás e decorando o pátio da escola.

Na segunda etapa, divida a turma em dois grupos. Cada um será um bloco de Carnaval e deverá escolher um nome, uma música e criar uma pequena coreografia. Enquanto um grupo está desfilando o outro avalia e dá as notas para os seguintes quesitos: animação, canto, organização e criatividade das vestimentas. Ao final, o educador apura as notas e realiza um desfile com todos juntos.

Gincana de Carnaval

Força, resistência e equilíbrio

Para essa atividade, monte um circuito na quadra ou em outro local da escola com os materiais que você tem disponível. Sugestão: deixe um espaço para os alunos correrem, uma corda e pneus para passarem (um pé de cada lado). Se você não tiver pneus é possível montar o circuito com bambolês. Divida a turma em dois grupos.

A proposta é a seguinte: você vai fazer uma pergunta sobre o carnaval e a resposta correta fará com que o aluno passe para a segunda fase (da corrida para a corda, da corda para o pneu e assim por diante). Caso ele responda incorretamente, o participante perde a rodada e sai da competição. O time ganhador será aquele que tiver mais integrantes.

Dança das cadeiras

Desenvolve a agilidade e a atenção

Conte a história da Chiquinha Gonzaga para seus alunos, reforçando a sua importância para o Carnaval, pois ela foi a criadora da primeira marchinha “Ó Abre Alas”, no ano de 1899. Utilize vídeos e outros materiais de apoio.

Organize a atividade “Dança das cadeiras” com as músicas da artista, organizando um círculo com as cadeiras. Deixe sempre uma cadeira a menos do que o número de estudantes, quando a música parar, eles devem se sentar. Quem não conseguir está eliminado da rodada.

Links de apoio:

• Curso Brinque ativamente

 Guias Oficinas em Rede

• Ô abre alas

• História do Carnaval

• Chiquinha Gonzaga

• Marchinhas de carnaval

Bom carnaval!