Reforce os laços entre professores e educandos no Dia do Professor

Atividade conjunta pode fortalecer os vínculos e também ajudar a desenvolver habilidades dos alunos

O fator mais importante para o sucesso de um aluno é o docente. Estudos mostram, que, embora a condição social, os investimentos em educação de cada país e as relações familiares influenciem, o professor é fator determinante na vida do educando durante o período escolar, e também na vida adulta. Não é à toa que vocês, professores, têm uma data especial no calendário, celebrada em 15 de outubro.

Também não é exagero dizer os professores são os profissionais mais importantes da sociedade, guiando os alunos, contribuindo para eles desenvolvam suas habilidades e para formar cidadãos com os seus próprios valores.

Com base nessa reflexão, que tal aproveitar a data para propor uma atividade coletiva para homenagear todos os educadores da escola? A proposta apresentada abaixo tem o objetivo de reforçar os laços entre professor e aluno e também permite que os educandos trabalhem em conjunto, utilizando tecnologias e desenvolvendo habilidades digitais. Confira:

Vídeo homenagem

Proponha que seus alunos criem um vídeo. Você pode pedir a eles que colham falas (como repórteres) dos outros alunos, pedindo que estes façam um depoimento ou agradecimento aos educadores.

No final, será necessário editar o material e o professor pode transformar essa experiência em algo coletivo, levando os alunos até o laboratório de informática e utilizando um software para montar o vídeo.

Depois é só apresentar o vídeo para toda a escola.

Prêmio Crianças mais Saudáveis

A Fundação Nestlé, por meio da iniciativa do Prêmio Crianças mais saudáveis, busca dar mais visibilidade aos professores das escolas públicas brasileiras, além de incentivar hábitos saudáveis nas escolas, oferecendo formações e uma premiação de R$35 mil para os professores colocarem as duas ideias em prática.

Acesse e saiba mais!

Curiosidade

A origem do Dia do Professor vem de 1827, quando Dom Pedro I criou o ensino elementar no Brasil (determinando os conteúdos e condições trabalhistas dos professores), porém, somente a partir de 1947 que a data se tornou comemorativa, com a ideia do educador Salomão Becker e de mais três professores. A respectiva oficialização, por meio de um decreto, veio em 1963 com o presidente João Goulart.