Dia do Desafio

Autor: Karina da Paz Pimenta Xavier
Escola: EMEF Professor Francisco da Silveira Bueno
Cidade: São Paulo
Ano: 2017
Objetivos do projeto: vivenciar atividades físicas variadas e promover momentos de socialização com a comunidade escolar

Meu nome é Karina da Paz Pimenta Xavier, sou professora de Educação Física na EMEF Prof. Francisco da Silveira Bueno. Estou nessa escola desde 2016 e a cada dia essa comunidade me surpreende e conquista mais! Minha escola fica na divisa de dois municípios, à beira de um córrego e seus alunos são moradores de comunidades carentes, dominadas pelo crime e destruídas pelas enchentes e constante violência.

Depois que vim pra cá descobri que um professor pode fazer mais que ensinar e educar, devemos NUTRIR…o corpo, a mente e o coração!

A proposta inicial era simples, porém nada fácil: um dia de atividades físicas variadas para todas as pessoas do universo escolar, incluindo alunos, professores, gestores, coordenadores, pessoal da secretaria, merendeiras, pessoal da limpeza e familiares.

Iniciamos o projeto com um planejamento básico para atingir a todas as pessoas. A partir daí, foi só preparação, reunião de materiais, divisão das tarefas, e o grande dia!

Iniciamos pela manhã cedinho com um alongamento geral e uma aula de zumba. Após essas atividades, nós nos separamos e um grupo foi atender aos alunos e professores do segundo e terceiro ano com gincanas e brincadeiras. Eu fiquei com os adultos para práticas físicas e respiratórias provenientes do Yoga.

Depois dessas atividades promovemos um intercalasses de queimada e handebol entre alunos e professores do quarto e quinto ano. Também recebemos o primeiro ano, seus professores e familiares, com alongamento e zumba. Para essa turma, a atividade rítmica continuou com danças de estilos variados (forró, funk, sertanejo e ritmos latinos) e uma atividade de recreação com quatro estações, trabalhando a criatividade, organização espacial e autonomia das crianças.

No período da tarde, o dia continuou nesse ritmo, com zumba e dança comandada pelos alunos do Projeto Dança, e um intercalasses de futsal entre meninos e meninas. O aquecimento para todos foi comandado por mim, e a arbitragem feita por outros dois professores. Para organização desse período também contamos com a colaboração dos demais professores e alguns ex-alunos.

Para fechar esse dia com chave de ouro, fizemos a grande final do intercalasses entre o time campeão dos alunos contra um time de professores e professoras. Foi um dia muito divertido e de muita alegria.

Avaliação

A avaliação se deu a partir de observação contínua, das atividades propostas, da participação dos alvos, do envolvimento dos parceiros e do reflexo que esse dia causou nas relações sociais na escola.

Acredito que foi um Dia do Desafio de sucesso. A grande maioria das pessoas participou. Sem contar a sensação de alegria e empolgação que se instalou na escola nesse dia. Ao fazer as pessoas jogarem, brincarem e dançarem, fizemos também a escola sorrir!

Quem participou?

• Alunos
• Funcionários
• Familiares

Desdobramentos

Vários! Primeiramente, o interesse de vários alunos pelo Projeto Dança, o que começou um movimento muito legal na escola. Pensando no interesse dos funcionários nas técnicas do Yoga, aumentamos o alcance da proposta “Gentileza gera Gentileza” para todos os funcionários, não apenas para os professores.

Somei ao meu planejamento um dia por mês de recreação com minhas turmas do primeiro ano, e a cada prática a criatividade desses pequenos foi mais e mais explorada.

Por fim, a criação de uma equipe de handebol para a participação nas Olimpíadas Estudantis do Município de São Paulo.

Expectativas

Principalmente que eles consigam identificar a atividade física como algo divertido e prazeroso, e a partir disso buscar alguma atividade para somar ao seu dia a dia (e eu não espero isso somente dos alunos, não). Todos devem visualizar o esporte, os jogos, a dança, a brincadeira como ferramentas para aumentar a qualidade de vida.