Escolha beber água: ações para incentivar a ingestão do líquido na escola

Permitir que os estudantes personalizem as suas garrafas e propor a preparação de águas saborizadas
podem ajudar na conscientização

Consumir as quantidades corretas de água diariamente é uma das atitudes-chave para a saúde do corpo e da mente. Mas como fazer com que as crianças – que ainda não tem essa consciência – se hidratem não apenas quando sentem sede?

A escola é um lugar em que se passa grande parte do tempo, e isso a torna um local propício à promoção de ações de incentivo à ingestão deste elemento tão essencial para a vida. Para isso, é preciso discutir o assunto e criar estratégias para estimular o seu consumo.

Disponibilizar jarras de água nos locais onde os alunos circulam, promover atividades em que eles personalizem as próprias garrafas, criar tabelas para que calculem o consumo de água ao longo do dia, e propor que façam pesquisas e seminários sobre a temática são atividade que podem ajudar nesta tarefa. Outra boa dica é levar os alunos para a cozinha da escola e preparar águas saborizadas com frutas, especiarias ou sementes.

O nível de ingestão recomendada muda de acordo com a idade. O DRI (Dietary Reference Intakes), feito pelo Food and Nutrition Board (FBN) e Institute of Medicine (IOM), respectivamente dos Estados Unidos e Canadá, sugere a seguinte quantidade para as crianças e adolescentes:

Desidratação contribui com ganho de peso

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA) neste ano, crianças que não ingerem água são capazes de tomar o dobro de quantidade de calorias em bebidas açucaradas, como os refrigerantes e os sucos industrializados, podendo ganhar até 1 quilo por mês.

Além de ajudar a manter o índice de massa corporal dentro do que é considerado adequado, a água auxilia na hidratação dos órgãos, mantém a estrutura e o funcionamento de todas as células, controla a temperatura corporal em ambientes quentes ou frios, serve como solvente para os minerais e micronutrientes que ingerimos, atua como lubrificante (nas nossas juntas e saliva, por exemplo) e deixa o sangue fluído (permitindo que o líquido circule), sendo uma bebida essencial para as reações físico-químicas do corpo humano.

Aprofunde-se no tema

A Fundação Nestlé Brasil oferece um curso online gratuito sobre o comportamento “Escolha beber água” com informações e orientações de como conscientizar os alunos de forma leve e divertida.
Os conteúdos, atividades e jogos podem ser acessados pelo computador, tablet ou celular; todos os cursos oferecem certificado para quem acertar no mínimo 80% das questões.
Para acessar o módulo Beber água clique aqui.