Dia do Saci: atividades para comemorar a data na escola

As brincadeiras corrida de sacos, esconde-esconde e rodar pião podem ajudar a
contar a história de um dos personagens mais famosos da literatura brasileira

O folclore brasileiro possui diversas lendas e uma das mais conhecidas é a do Saci Pererê, um ser que vive nas florestas e realiza várias travessuras, usando um gorro vermelho na cabeça e pulando em uma perna só. O Dia do Saci é comemorado em 31 de outubro e homenageia essa figura mitológica desde 2005, com o objetivo de valorizar o folclore nacional.

Para celebrar a data na escola, conte a história do Saci Pererê para os alunos, depois, incentive-os a se movimentar, assim como a lenda do folclore brasileiro. Abaixo você encontra algumas sugestões, selecionadas pela Fundação Nestlé Brasil, para auxiliá-lo nesta tarefa.

Corrida de sacos
O Saci pula em uma perna só, então vamos brincar de pular em uma corrida de sacos?

Em uma superfície segura, as crianças devem colocar sacos até a cintura e participar de uma corrida, cujo avanço é feito pulando, sem se esquecer de segurar o saco para não cair. Quem atingir a linha de chegada primeiro vence a competição; quem se desequilibrar perde.

Esconde-esconde
O Saci é conhecido por esconder objetos

Uma criança conta até um determinado número com os olhos fechados, possibilitando tempo para os outros se esconderem. Depois de contar, ela deve tentar encontrar os colegas, vencendo a brincadeira se encontrar todo mundo antes que voltem ao ponto de partida.

Brincando de pião
O Saci está nos redemoinhos de vento, que tal imitar um redemoinho girando um pião?

O jogador enrola o cordão em todo o pião, do começo ao final, deixando uma sobra desse cordão e colocando um pedaço ao redor do dedo indicador como se fosse “gancho”. Ele roda o brinquedo com um movimento parecido com um chicoteio para que o pião possa girar no chão. Essa brincadeira estimula a coordenação motora, a visão, a agilidade e o senso de distância.

Durante essas atividades, não se esqueça de lembrar seus alunos sobre a importância de Beber água , realizando pausas para idas até o bebedouro.

Quer se aprofundar mais?

Saiba a origem e as características do Saci
Vídeo sobre a lenda do Saci Pererê
Outras lendas do folclore brasileiro

Boa diversão!