Dia das Crianças: celebre com brincadeiras na escola

Atividades divertidas e lúdicas contribuem com o aprendizado e saúde dos alunos

Que tal celebrar uma das datas mais aguardadas pelos alunos – o Dia das Crianças -, com atividades de recreação na escola? Além de trazer benefícios para a saúde, o exercício físico promovido pelas brincadeiras, contribui, e muito, para o aprendizado, ajudando a desenvolver as habilidades motoras, o raciocínio lógico, a memória e a criatividade dos estudantes.

Veja abaixo algumas sugestões de atividades selecionadas pela Fundação Nestlé Brasil que vão tornar este momento ainda mais divertido e prazeroso para os alunos:

1) Diversão na quadra da escola
Flexibilidade, força e agilidade

Chame os alunos para se divertir na quadra da escola. Deixe a disposição diversas atividades possíveis de se realizar. Algumas opções são:

• Corda para pular
• Bambolê
• Amarelinha
• Jogo twister (o jogo tem quatro linhas de círculos coloridos, e contém uma roleta com partes do corpo – pé direito, mão direita, pé esquerdo, mão esquerda com cores indicadas. Os jogadores devem colocar a mão ou o pé no círculo sorteado correspondente, perdendo se caírem ou colocarem no tatame o joelho ou cotovelo).
• Peteca
• Cabo de guerra

Selecione três opções e faça um rodízio entre as atividades, apresentando suas possibilidades aos estudantes e estimulando-os a conhecerem brincadeiras novas. Depois disso, deixe um tempo livre para aproveitarem a brincadeira que mais gostaram.

2) Jogo de queimada
Desenvolve a resistência

Para esse jogo, será necessário ter uma bola leve e ter um espaço amplo. Os alunos, então, são divididos em dois times, o objetivo do jogador é acertar (ou queimar, na linguagem do jogo) o adversário. Quem é queimado é eliminado da rodada e a equipe vencedora é aquela que permanece com integrantes.

Existem outros tipos de queimada, algumas variações são:

• Queimada cemitério no qual os jogadores queimados vão para trás da linha do limite final da quadra e, se a bola cair dentro do cemitério, eles podem jogar (desde que não ultrapassem a linha), caso queimem alguém do time adversário, os participantes podem voltar ao jogo dentro da área comum. O time que ganha é aquele que queimar a maior quantidade de integrantes no tempo estabelecido.
• Queimada curinga, nessa variação o time escolhe um integrante para ser o curinga (um adversário que não poderá ser queimado), se esse adversário for queimado o jogo termina. A outra equipe não deve saber quem é o curinga.

Os alunos costumam adorar está brincadeira!

3) Mestre mandou
Desenvolve a coordenação motora e a agilidade

Um participante é escolhido para ser o mestre, ele fica de frente para os outros e dá ordens das quais deverão ser obedecidas, começando obrigatoriamente com a frase: O mestre mandou. Ordens que não comecem com esse enunciado, não devem ser cumpridas. São retirados do jogo aqueles que não cumprirem o que o mestre mandou, ou seguiram ordens sem as devidas palavras de enunciado.

Para esse jogo, cabe aqui a adaptação de criar uma regra, na qual só deve-se dar ordens relacionadas a atividade física, exemplo: pular, polichinelo, correr, se alongar etc.

4) Corrente infinita
Agilidade e cooperação

Nessa atividade um aluno é o pegador. A criança que for “pega” dá as mãos para o “pegador” e, assim, forma-se uma corrente, e isso vai se repetindo (lembrando que somente as pontas podem capturar outros jogadores). A missão é capturar todos os jogadores, exercitando a cooperação entre os alunos.

5) Alongar é importante
Desenvolve a flexibilidade

O alongamento aquece os músculos e evita possíveis lesões, então, em todas as atividades propostas acima, peça para seus alunos se alongarem. A dica é tornar esse momento relaxante para acalmar as crianças e prepará-las para as próximas aulas, pode-se, por exemplo, colocar uma música baixa de fundo.

Quer se aprofundar mais?

A Fundação Nestlé incentiva o comportamento Brinque Ativamente e disponibiliza um curso online gratuito com essa temática, voltado aos professores do ensino Fundamental I e II. O curso possui teoria, jogo, sugestões de atividades para realizar com seus alunos e um certificado, emitido mediante acerto de 80% das perguntas da avaliação.
Para fazer o curso, basta se inscrever na plataforma. O conteúdo pode ser acessão por meio do computador, tablet ou celular.

Boas comemorações!